Ao contrário do que muitos pensam, branding não é somente a construção de uma logomarca. Para entender realmente o que é branding, você precisa saber, antes, o significado de marca.
Marca é tudo que gera memória e significado na mente das pessoas. Quando você pensa em marca, provavelmente vem em sua mente alguns exemplos rapidamente. Essas marcas que vieram em sua mente geraram em algum momento, ou geram até hoje, memória e significado em sua mente.
Se você, por exemplo, está usando alguma roupa e não sabe qual a marca dessa roupa, esta não gerou memória e significado em sua mente.
Nesse artigo você aprenderá sobre:
- Tipos de Branding
- Branding X Marketing Digital
- Como trabalhar com branding
- O que é um profissional T
Fique até o final e aprenda sobre cada um desses tópicos.
TIPOS DE BRANDING

Existem 3 tipos de branding que você pode desenvolver: O Personal Branding (para pessoas), o Company Branding (para empresas) e Product Branding (para produtos).
Primeiro de tudo, eu gostaria que você pensasse em alguma pessoa que você goste muito, famosa ou não. Essa pessoa que você lembrou marcou sua vida de alguma forma e gerou significado para você. Isso determina que essa pessoa tem um branding forte, e como se trata de um branding próprio, é chamado de Personal Branding.
Agora, faça o mesmo exercício pensando em uma empresa e vai ter o mesmo resultado: O Branding dessa empresa que você pensou é forte o suficiente para marcar você fazendo com que ela fique em seu pensamento. Por esse branding ser relacionado a uma empresa, é chamado de Company Branding
Por último, temos o Product Branding que é quando um produto gera memória e significado em sua mente.
É importante ressaltar que é utilizado estratégias de Product Branding quando alguma empresa quer focar em vender somente um produto, ou seja, é uma estratégia elaborada a curto prazo.
Quando se trabalha em estratégias de branding visando uma empresa ou uma pessoa, é considerado uma estratégia a médio e longo prazo, pois quando uma pessoa ou uma empresa geram memória e significado em sua mente, tudo que estes lançarem constituirá automaticamente em seu pensamento de que aquilo é bom.
BRANDING x MARKETING DIGITAL
Embora o branding e o marketing digital podem acabar no mesmo resultado, a venda, o marketing digital tem isso como principal objetivo, enquanto o branding tem como propósito criar estratégias para gerar memória cada pessoa tendo como consequência a venda.
Com isso, a principal diferença entre as estratégias de branding e as de marketing digital é que a do marketing ‘procura’ as pessoas para vender seu produto ou serviço, enquanto a de branding faz com que as pessoas busquem você, sua empresa ou seu produto.
A exemplo disso, temos a Apple, que é hoje uma empresa tecnológica muito famosa. Mas, assim mesmo, o branding não era direcionado inicialmente à empresa, mas sim ao Steve Jobs.
O Steve Jobs tinha um personal branding muito forte antes de criar a Apple e isso fez com que, ao criar sua empresa, as pessoas se viam em necessidade de comprar seus produtos na Apple, ou seja, as pessoas que procuraram as lojas da Apple para comprar todos os produtos novos que esta lançava.
É importante lembrar que não há uma estratégia melhor ou pior, tudo vai depender de qual estratégia você interpreta ser melhor para o seu objetivo no momento. O que pode tornar suas estratégias ainda mais eficiente, é juntar o branding e o marketing digital para divulgar seu produto ou serviço.
COMO TRABALHAR COM BRANDING

A primeira coisa que você precisa saber para trabalhar com branding é que você não deve gastar energia com empresas que não tem a ambição de ser o “tipo 4”.
Não entendeu? fica por aí então que eu te direi os 4 tipos de empresas que existem.
O primeiro tipo de empresa são as empresas que podem ser comparadas a uma planta. É o tipo de empresa que está na etapa inicial, é apenas uma ideia. Logo se alguma empresa é tipo 1, esta precisa almejar avançar ao tipo 2.
O segundo tipo de empresa é quando você sai somente das ideias e do planejamento e começa a agir. Sua empresa primeiramente não haverá nada que uma bem desenvolvida tem, mas você já deu o primeiro passo para isso.
É importante ressaltar que branding não é feito para quem quer apenas ganhar um “dinheirinho”, portanto não trabalhe com empresas, ou não tenha uma empresa que não almeja dominar o mercado.
O terceiro tipo de empresa é quando você já tem uma estrutura inicial e começou a criar uma esteira de produtos, que é basicamente vender uma variação de produtos para o mesmo cliente. Como exemplo, você pode disponibilizar um ebook ao seu cliente sobre ‘como emagrecer rápido’ e em seguida, quando você ver que seu primeiro produto teve sucesso, você disponibiliza um curso sobre esse mesmo assunto, depois uma mentoria etc. Isso é uma esteira de produtos e quando sua empresa tem isso, ela está pronta para passar para o tipo 4.
O quarto e último tipo é quando você almeja ganhar fatias de mercado, nesse estágio você “lutará” para ser a maior empresa do Brasil, como por exemplo criar um livro pra aumentar seu branding ou o branding de sua empresa, dar palestras entre outras coisas que fará com que você ganhe as fatias de mercado e se estabeleça como uma das maiores empresas do Brasil, do Mundo ou seja lá qual for o seu objetivo.
O QUE É UM PROFISSIONAL T

O profissional T é o tipo de profissional que é muito difícil de você conseguir contratar para sua empresa, pois o profissional T geralmente tem a sua própria.
Hoje em dia, as pessoas que se tornam especialistas em um ou dois assuntos e não têm conhecimento de outras áreas estão sendo apagadas no mercado, pois cada vez mais se destaca o profissional T.
O profissional T consiste nas pessoas que, sim, são especialistas em uma ou duas áreas, mas não para por ai.
O profissional T não se limita em saber apenas as suas áreas de trabalho, buscam também diversificar seus conhecimentos a fim de se destacar no mercado, digital ou físico.