A comunicação entre as pessoas dentro do ambiente digital é fundamental, pois é através dela que se cria uma relação entre o emissor e o receptor da mensagem. Dentro da comunicação existe uma estratégia fundamental chamada de Copywriting.
Copywriting nada mais é do que uma maneira de persuadir as pessoas através da escrita, mas nesse artigo você não aprenderá somente isso, mas também aprenderá estratégias para se comunicar com qualquer tipo de pessoa, tanto na escrita quanto na fala do dia a dia.
Base Da Comunicação
Para começar você tem de saber sobre a base da comunicação entre os seres vivos. Quando se aprende sobre essa teoria, você desenvolve uma inteligência empática que faz com que todas as áreas da sua comunicação com que qualquer ser vivo evolua constantemente… Sua relação entre amigos e esposa/marido melhora e até com seu “cachorro”, além disso, desenvolve sua capacidade de interpretar tudo com uma enorme facilidade.
Bom, na teoria geral da comunicação existem basicamente 6 elementos:
Emissor, mensagem, receptor, canal, contexto e código.
Esses elementos tem um processo simples e importante:
O emissor é o elemento que inicia o processo, pois ele é quem desenvolve o conteúdo para mandar ao receptor, que por sua vez é quem vai manter a comunicação ativa… Esse conteúdo nós chamamos de mensagem, que é formada pelos outros 3 elementos: Canal, contexto e código. O canal vai ser o meio pelo qual a mensagem será enviada do emissor ao receptor. O contexto será, basicamente, o detalhe da mensagem, o enredo da história. E, por último, temos o código que é a maneira pela qual a mensagem é transmitida.
Vamos ao exemplo:
Eu sou o emissor da nossa história, estou transmitindo a mensagem a você através deste artigo, logo, você é o receptor. O canal dessa mensagem é o nacrisecomdinheiro.com/blog, o contexto é o assunto do artigo “copywriting” e o código é a escrita através da língua portuguesa.
Pré-Programação da atenção
Quando as pessoas nascem, elas têm uma única parte do cérebro desenvolvida. Essa parte do cérebro é chamada de sistema límbico, que é o local do cérebro movido pelas emoções, não é à toa que quando bebês, as pessoas só se expressam com emoções, como choro e risada.
Com o passar do tempo o lado racional do cérebro vai se programando através de “informações” que recebemos ao longo da vida do que chamamos de “P’s programadores”: Parto, pais, parentes, padres, pastores, políticos, playstation, propagandas e programas de TV, todos esse vão mudar a forma pela qual você vê a vida.
O sistema límbico é pré programado em 3 partes:
Instintos → O que move essa parte primitiva do cérebro é, basicamente, medo, fome, sede, sono e libido.
Se você desperta qualquer uma dessas emoções nas pessoas, elas automaticamente passam a agir por instintos, ou seja, você conseguiu o poder de persuasão.
Exemplo: Vou disponibilizar uma aula gratuita que ensina,passo a passo, você a ganhar dinheiro sem sair de casa, mas fique atento que essa aula estará disponível apenas 24 horas.
Essa frase pode despertar o medo das pessoas de perderem essa grande oportunidade.
Inconsciente coletivo → A maioria das coisas que você faz no dia a dia, provavelmente você nem pensa para fazer, certo? Isso é porque seu inconsciente faz com que suas decisões sejam automáticas, como por exemplo escovar os dentes, você não pensa qual lado você vai escovar primeiro…
O inconsciente coletivo então, é basicamente uma situação em que “afeta” o inconsciente da população, a cultura, por exemplo, está atrelada a um inconsciente coletivo.
As principais formas de atingir o inconsciente coletivo são: Pai, mãe, animal e amor.
Exemplo: Se você está em uma trilha e de repente você encontra um jacaré, é provável que você vá sair correndo, correto? Porém, vamos imaginar que seu filho ou sua mãe está prestes a ser atacado pelo jacaré, você iria sair correndo? Acredito que sua resposta seja “não” e isso se dá por causa de um sentimento que muitas vezes move o seu corpo, o amor.
Método 3M → Morte, mito e mistério:
Você sabe para onde irá depois da morte? Essa resposta vai depender de qual sua crença, não é? Pois então, esse é o maior mistério de todos.
Se você está com vontade de emagrecer, e tem disponível um curso que ensina como, porém há duas situações distintas:
1→ Você tem a certeza de que mesmo que você faça o curso, você não irá emagrecer de jeito nenhum… você iria fazer o curso?
2→ Você tem a certeza de que você irá emagrecer de qualquer jeito em um mês, mesmo sem curso nenhum… você iria fazer o curso?
O QUE MOVE AS PESSOAS É A DÚVIDA. Portanto, mais importante que dar respostas para as pessoas, é questioná-las. Fazer perguntas.
Copywriting – A escrita que cola
A função do copywriting é comunicar ao público o que é de interesse dele de uma forma que cole na mente dele.
Se acontecer de você dar uma oportunidade imperdível a um público que não tem interesse em seu produto, nem de graça essa pessoa vai quer adiquirir isso. Portanto é fundamental que você saiba a qual público você está divulgando seu produto.
2 passos para cativar o público ideal:
Conquiste a atenção→ A melhor maneira de conquistar a atenção das pessoas é com música, jogos e/ou StoryTelling.
Cobre a ação→ Após você conquistar o interesse do público você tem o poder de fazer com que eles interajam com vocês, ou se inscrevam no canal, ou até comprar seu produto, MAS É ESSENCIAL QUE A ATENÇÃO ESTEJA EM VOCÊ.
Copy ETE
A Estrutura Ternária da Escrita (ETE) é basicamente o roteiro de um texto persuasivo:
1→ Título: O título é onde você dará a grande ideia, ou ideia principal. O mais importante é que essa ideia deperte o interesse de seu público alvo.
2→ Subtítulo: O Subtítulo é o local onde haverá o sustento de seu título, ou seja, é onde você o dará um destaque maior, porém de forma breve sobre o assunto principal, mantendo a atenção de seu público alvo até a terceira e última parte…
3→ Corpo do texto: Bom, já que você conseguiu prender a atenção de seu público alvo até essa etapa, está na hora de você detalhar ao seu público quais são as características de seu produto e, além disso, destacar quais benefícios eles terão ao adquiri-lo.
Bom, agora que você aprendeu técnicas de escritas e comunicação para usar em seu dia a dia, pratique-as e veja o quanto sua conexão com as pessoas ao seu redor melhorará significantemente.